Planejamento Estratégico parte 2

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTE 2




Então, o prazo de 48 horas foi razoável?

Acredito que sim, então vamos partir para a parte 2 do nosso projeto, onde vocês terão que desenvolver os tópicos: Análise de Swot e o mapa estratégico.

Bem, nessa série incrível sobre Planejamento Estratégico, vimos a importância de se criar a identidade organizacional da empresa, pois assim conseguimos identificar o propósito de existir do negócio. 

Meu intuito é colaborar de forma prática na construção desse documento de extrema relevância para a tomada de decisões nos negócios.

Bora! Retomar nossa jornada de conhecimento e crescimento?


Vamos iniciar então com a Análise de Swot


O que é essa tal Análise de Swot?

Sua finalidade é identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa, tendo como objetivo torná-la mais competitiva no mercado.

Identificando os pontos fortes e fracos, analisando e verificando o ambiente externo e encontrando  meios para diminuir as ameaças, os gestores da empresa obterão condições de planejar e pensar melhor nas estratégias.  

Swot é um termo em inglês que significa cada letra como: forças (strengths), fraqueza (weakness), oportunidades (opportunities) e por último mas não menos importante temos a ameaças (threats). Para maiores explicações sobre o termo, no artigo Planejamento Estratégico, faço uma explanação maior e que irá te auxiliar melhor para a construção da sua análise de Swot.



Você deve inserir no quadro de Análise de Swot as informações conforme exemplo abaixo, onde está citado os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, fazendo assim um único quadro.

Lembrem-se de analisar minuciosamente cada ponto, cada concorrente, cada fator que representa uma ameaça.


Construindo o Mapa Estratégico

Agora chegou o momento de criarmos o mapa estratégico, sendo uma ferramenta de gestão que permite visualizar a relação de cada setor, como estão se comunicando, se existe sincronia ou não. 

Essa ferramenta é representada em um diagrama onde fica registrado todo o processo do plano de ação e as metas propostas para o desenvolvimento do objetivo principal da empresa. 




Mas meu negócio é pequeno, não tenho muitos funcionários e nem muitos departamentos.

Preciso mesmo fazer isso? 

A resposta é Sim!!! 

Então, qual é a importância do mapa estratégico?

O desenvolvimento desse mapa serve para dar direcionamento ao plano de ação, que irá dar destino a cada departamento ou colaborador no processo.

É importante salientar também que com esse direcionamento do mapa estratégico, fica mais fácil o entendimento dos objetivos estratégicos do negócio, atingindo todos os envolvidos, na construção de um negócio sólido e eficaz. 

E não podemos esquecer, é claro, das definições das metas que, quanto mais claras e mais definidas, melhor o seu entendimento e mais acessíveis serão para a implantação das estratégias necessárias para se alcançar os objetivos propostos dessas metas.

O investimento de tempo na construção do mapa estratégico pode levar o seu negócio para melhorias significativas, como: uma maior retenção de clientes, um aumento no percentual das vendas e o mais desejado sonho de empreendedores: o crescimento gradual do seu negócio. 

A metodologia mais indicada para a construção do mapa estratégico é o BSC (Balanced Scorecard), que significa, segundo o Wikipedia

                                                                                                                                                                                                                                Balanced scorecard (abreviado BSC, em português: "Indicadores Balanceados de Desempenho") é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, desenvolvida em 1997 pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton, que traduz a missão empresarial e a estratégia em objetivos e iniciativas, baseado em quatro perspectivas em um mapa estratégico: financeiro, do cliente, dos processos internos, de aprendizagem e crescimento.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard

Seguindo as perspectivas citadas logo acima, temos:

Perspectiva Financeira

Trata dos resultados obtidos mediante rentabilidade, aumento de receita, controle de custos e produtividade da empresa;



Perspectiva do Cliente

Refere-se à entrega de valor por parte da empresa aos seus clientes, sobre a satisfação e fidelidade dos mesmos, participação e desenvolvimento em novos mercados; 




Perspectiva dos Processos Internos

Como o próprio nome diz, concentra-se nos processos internos da empresa e estão diretamente ligados ao andamento das ações geradas pelo desempenho interno, como redução de custos na produção, qualidade dos produtos e/ou serviços.

 

Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento

Nessa perspectiva, o olhar vai para o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores, investimento em treinamentos e capacitações. 

As metas e os objetivos são focados na satisfação dos colaboradores, com compartilhamento de melhores práticas, inovações tecnológicas, melhoramento do ambiente de trabalho dentre outras melhorias. 





As perspectivas se relacionam, pois para se obter melhores resultados financeiros é preciso ter um bom desempenho com os clientes.

Para se obter melhores resultados com os clientes, é necessária uma excelente eficiência dos processos internos, pois é através deles é que são geradas uma maior perspectiva de valor para os clientes. 

Por último, mas não menos importante, para se obter uma excelência nos processos internos, é necessário que se desenvolvam as melhorias em competências e que os sistemas de informação da empresa estejam em pleno funcionamento, pois todos os processos são executados por seus colaboradores. 



Agora, bastante atenção, pois vamos iniciar a montagem de cada etapa.

  • No campo Missão, você vai inserir o que foi definido como a Missão do seu negócio, falamos sobre isso no artigo anterior. 
  • No campo Visão, você vai inserir o que foi definido como a Visão do seu negócio, também falamos sobre o assunto no artigo anterior. 
  • No espaço Valores, você vai inserir o que foi definido como os valores do seu negócio, conforme definido no artigo anterior. Caso não tenha feito a leitura do artigo anterior, acesse: https://www.blogdoneves.com.br/2023/02/PlanejamentoEstrategico.html
  • No quadro Perspectiva Financeira, você irá inserir os resultados e pretensões da empresa no âmbito financeiro conforme exemplo no quadro.
  • No quadro Perspectiva do Cliente, você irá inserir sobre a entrega de valor ao seu cliente, conforme exemplo no quadro.
  • No quadro Perspectiva de Processos Internos, você irá inserir tudo o que a empresa está desenvolvendo no âmbito de melhorias e de desempenho, siga o modelo a seguir.
  • No quadro Perspectiva de Aprendizado, você irá informar sobre os processos de bem-estar de colaboradores e melhorias contínuas.

                                                                                                                           Exemplo de mapa estratégico.


Bem, chegamos ao fim da parte dois da nossa série "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO". 

Aqui criamos a ANÁLISE DE SWOT e o MAPA ESTRATÉGICO, sendo duas ferramentas essenciais para o planejamento estratégico do seu negócio.  

Agora iremos partir para o último capítulo dessa série, onde focaremos esforços na construção dos objetivos estratégicos, nas metas e na montagem do plano de ação. 

Em breve, a parte 3 da série Planejamento Estratégico estará disponível. E com ela você terá acesso ao infográfico com toda a estrutura para montagem do seu planejamento estratégico. 

Por enquanto, é só, mas eu gostaria muito de receber seu comentário sobre nossa série. Será de grande valia para o andamento do meu trabalho aqui no blog. 

Então deixe seu comentário e vamos juntos nessa jornada.

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