Planejamento Estratégico
Aprenda nessa série com 3 artigos o máximo de informações para criar o Planejamento Estratégico, para o seu negócio.
Explicarei o passo a passo como essa ferramenta é de extrema importância para nortear e atingir novos resultados em seu negócio.
Com o aumento do desemprego devido às crises econômicas e pandêmicas enfrentadas em nosso país, cresceu também o número de registros de novas empresas.
Com o aumento do desemprego devido às crises econômicas e pandêmicas enfrentadas em nosso país, cresceu também o número de registros de novas empresas.
Assim, o mercado fica inflamado de novos negócios, mas, muito deles, sem nenhum preparo, e o resultado será o fechamento em no máximo 3 (três) anos, conforme matéria do site “contabeis.com.br.”
Uma ferramenta que pode solucionar esse problema é o Planejamento Estratégico.
Esses novos negócios são tocados por novos ou até mesmo inexperientes empreendedores, nada de errado nisso, sem preconceito algum, por favor.
Uma ferramenta que pode solucionar esse problema é o Planejamento Estratégico.
Esses novos negócios são tocados por novos ou até mesmo inexperientes empreendedores, nada de errado nisso, sem preconceito algum, por favor.
O que quero salientar é que, pela falta de costumes com o mercado, os novatos tendem a deixar de lado o planejamento e simplesmente tomam atitudes repentinas, a fim de solucionar problemas que ocorrem em um dia comum nos negócios.
Essas ações muitas vezes podem até trazer benefícios momentâneos e que logo mais adiante vão necessitar de atenção redobrada para encontrar uma solução definitiva.
Essas ações muitas vezes podem até trazer benefícios momentâneos e que logo mais adiante vão necessitar de atenção redobrada para encontrar uma solução definitiva.
O planejamento estratégico não é um benefício para grandes marcas, mas, sim, uma ferramenta de orientação para todo tipo e tamanho de negócios, sendo assim, as pequenas empresas podem e devem incluir de forma contínua o uso e as técnicas do planejamento estratégico, se beneficiando com os avanços propostos no plano de ação com as metas propostas.
A afirmativa acima demonstra o que realmente ocorre com os pequenos negócios em funcionamento no país.
Por pensarem que esses métodos e meios de administração de negócios servem apenas para as grandes empresas. Os pequenos seguem cometendo esses equívocos que certamente contribuem para um mau funcionamento do negócio.
A elaboração do planejamento estratégico pode ser algo difícil e complicado de desenvolver, mas pode ser desenrolado com o auxílio de um profissional que entenda do assunto.
Com esse auxílio técnico, o empresário ficará tranquilo e o seu tempo será utilizado para o gerenciamento do seu negócio, seguindo as metas estabelecidas no plano para atingir os objetivos propostos.
Para iniciar um planejamento estratégico, o comprometimento e a disciplina por parte dos envolvidos devem ser em um nível elevado para que assim consigam desenvolvê-lo e aplicá-lo.
Todo o empenho e dedicação na elaboração valerá a pena, pois poderá alavancar a empresa e levá-la do ponto A para o ponto B em um espaço de tempo pensado e estruturado para que o crescimento seja contínuo e prolongado.
Por pensarem que esses métodos e meios de administração de negócios servem apenas para as grandes empresas. Os pequenos seguem cometendo esses equívocos que certamente contribuem para um mau funcionamento do negócio.
A elaboração do planejamento estratégico pode ser algo difícil e complicado de desenvolver, mas pode ser desenrolado com o auxílio de um profissional que entenda do assunto.
Com esse auxílio técnico, o empresário ficará tranquilo e o seu tempo será utilizado para o gerenciamento do seu negócio, seguindo as metas estabelecidas no plano para atingir os objetivos propostos.
Para iniciar um planejamento estratégico, o comprometimento e a disciplina por parte dos envolvidos devem ser em um nível elevado para que assim consigam desenvolvê-lo e aplicá-lo.
Todo o empenho e dedicação na elaboração valerá a pena, pois poderá alavancar a empresa e levá-la do ponto A para o ponto B em um espaço de tempo pensado e estruturado para que o crescimento seja contínuo e prolongado.
Afinal, o que é planejamento estratégico?
Nada mais é do que um plano reunido de ações, seguindo uma estrutura de avaliação do que está sendo feito e assim redefinir novas estratégias, buscando melhorar o posicionamento da marca e alcançando vantagens competitivas.
Iniciando o planejamento com a cliente - Ana Visagista
O planejamento estratégico é um documento simples que irá conter as estratégias, objetivos e metas a serem cumpridas pela empresa, levando-a do ponto “a” para o ponto “b”, buscando sempre cumprir com as metas e assim atingir os objetivos do planejamento.
Qual é a importância do planejamento estratégico para as empresas?
No “marketing” gostamos de citar o exemplo de um piloto de avião sem o plano de voo. Você aceitaria entrar no avião para viajar, sabendo que o piloto simplesmente irá decolar sem ter o plano de voo definido?
Pois, bem! Uma empresa sem definição concreta de suas estratégias pode ser comparada ao exemplo citado, ou melhor, para quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve.
As estratégias servem para tornar viável as metas propostas, com o intuito de se alcançar pontos futuros literalmente desejados pelos donos e sócios das empresas. São elas que conseguem conectar as pessoas (colaboradores) aos objetivos do negócio, tornando uma equipe fortalecida para atingir as metas propostas.
Saliento que não haverá novas conquistas para o seu negócio, se você continuar fazendo o mesmo. Sendo assim, está na hora de começar a pensar em planejar melhor o seu negócio.
Para um planejamento estratégico ser perfeito, devemos também estar atentos à análise de concorrência e realizar uma análise do seu negócio.
Análise de Concorrência
Análise de concorrência é simplesmente fazer um monitoramento das empresas concorrentes que atuam no mesmo nicho e mercado que você.
Nessa análise, é importante observar alguns movimentos dos concorrentes, como: preços dos produtos, e-mail marketing que estão utilizando, propagandas e publicidade, e o mais importante, o comportamento dos clientes do seu concorrente.
Esse estudo sobre a sua concorrência fará com que consiga obter informações importantes sobre a sua marca, como está posicionada no mercado, sua aceitação e rejeição. Assim, saberá quais os diferenciais que sua empresa tem das concorrentes.
Como fazer essa análise?
A participação em eventos como feiras, congressos e outros mais são grandes canais para conseguir essas informações, bem como a leitura de artigos e materiais em sites e “blogs”.
Hoje, devido às mídias sociais, essa análise passou a ser um pouco mais fácil para conseguir as informações necessárias.
O importante é sempre acompanhar o mercado concorrente.
Com as informações em mãos, você deverá identificar os pontos fortes e os fracos dos concorrentes.
- pontos fortes são os pontos em que a empresa se destaca;
- pontos fracos são as estratégias que necessitam ser melhoradas;
Conseguindo essas informações sobre sua concorrência, chegou a hora de olhar mais para dentro do seu negócio, e fazer uma análise interna através da análise swot.
Análise de Swot
Analise Swot nada mais é do que fazer uma análise de cenários para tomar decisões mais assertivas, com o intuito de impulsionar sua empresa para novos rumos.
Nessa análise, focamos em 4 pontos importantes:
Forças e Fraquezas
Oportunidades e Ameaças;Os pontos Forças e Fraquezas fazem parte do ambiente interno, ou seja, o controle faz parte do gerenciamento do negócio.
Oportunidades e Ameaças fazem parte do ambiente externo, ou seja, estão além do controle do gerenciamento do negócio, mas que devem ser acompanhadas de perto pelos tomadores de decisão.
fonte:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2a/SWOT_pt.svg
Criei esse modelo acima para explanar melhor a ideia da construção da análise de swot, mas fiquem tranquilos, pois iremos debater melhor sobre ela no próximo artigo da série.
O planejamento estratégico não implica apenas em negócios corporativos, ele é usado também em ações governamentais, clubes e agremiações esportivas, projetos sociais, dentre outros.
O planejamento estratégico não implica apenas em negócios corporativos, ele é usado também em ações governamentais, clubes e agremiações esportivas, projetos sociais, dentre outros.
PASSO A PASSO PARA CRIAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA SUA EMPRESA
A princípio, identifique quem são os stakeholders (seu público de interesse), depois vamos definir a identidade organizacional do seu negócio, isso é feito através da definição da missão, visão e valores.
1. Stakeholders
Qualquer indivíduo ou organização que, de alguma forma, é impactado pelas ações de uma determinada empresa.
Essas ações podem ser de caráter positivo ou negativo e, mesmo que indiretamente, podem causar impacto em seus stakeholders que são o seu público de interesse.
Então, todas as ações da empresa devem ser pensadas de acordo com esse público de interesse, que são: clientes, colaboradores, parceiros, acionistas, fornecedores, comunidade, concorrência. Pois todas as práticas irão afetar esses interessados.
Por isso, é essencial identificar os stakeholders da sua empresa. Pois todos têm um valor para o funcionamento do seu negócio.
2. Identidade Organizacional
A identidade da sua empresa será feita através da definição em 3 etapas:
A identidade da sua empresa será feita através da definição em 3 etapas:
- MISSÃO: é aqui que você definirá a real existência da sua empresa, o porquê dela existir?
- VISÃO: é aqui que você definirá as grandes aspirações da sua empresa, o que a empresa será?
- VALORES aqui são os princípios que levam para a definição de comportamento e atitudes para se alcançar a visão do negócio.
Aqui você pode buscar exemplos de negócios com o seu nicho de atuação, para se inspirar e criar a sua identidade.
Lembrando que é apenas para se inspirar, não para copiar.
Lembrando que é apenas para se inspirar, não para copiar.
O exemplo a seguir é sobre o meu negócio aqui no Distrito Federal;
NOSSA MISSÃO:
Proporcionar aos internautas uma experiência divertida e compromissada com a realidade no Distrito Federal, bem como auxiliar os empreendedores do DF para o crescimento de seus negócios.
NOSSA VISÃO:
Ser o melhor site de negócios e entretenimento do Distrito Federal.
NOSSOS VALORES:
Respeito — as histórias e competências dos nossos clientes;
Compromisso — participação dos sócios ativos nos processos;
Segurança e preservação do meio ambiente;
Relacionamento — busca por bom relacionamento com clientes;
Antes de partirmos para o próximo tópico, darei a vocês um prazo de 48 horas para que vocês possam elaborar a identidade do negócio de vocês.
Assim, após esse período, falaremos sobre o próximo tópico da construção do planejamento estratégico, que será sobre a “Análise Swot e a Construção do mapa estratégico”.
Essa é uma série com 3 (três) artigos sobre o tema Planejamento Estratégico, acompanhe o passo a passo e ao final você terá acesso a um infográfico como modelo para a confecção do seu projeto.
Essa é uma série com 3 (três) artigos sobre o tema Planejamento Estratégico, acompanhe o passo a passo e ao final você terá acesso a um infográfico como modelo para a confecção do seu projeto.
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