10 Estratégias de Marketing para melhorar seu posicionamento no mercado

10 Estratégias de Marketing para melhorar seu posicionamento no mercado


Descobrir estratégias para valorizar sua marca, produto ou serviço pode parecer uma tarefa simples, mas, na verdade, é uma briga constante entre você empreendedor e sua mente criativa.

Quantas vezes você pequeno empresário já se pegou pensando em como melhorar seu faturamento, aumentar suas vendas e consequentemente conseguir colocar seu negócio em outro nível, ser referência em seu mercado de atuação, consegui melhorar seu patamar financeiro e qualidade de vida para você e seus familiares.

Isso ocorre com empresários de todos os níveis hierárquicos, pode ter certeza, mas para o pequeno empresário parece sempre que está andando em círculos e que nunca terá fim a sua correria diária. 

Mesmo para profissionais capacitados, a tarefa pode parecer difícil, uma vez que, sem o devido planejamento de ações e pesquisa aprofundada sobre seu público-alvo, seria como dar tiros no escuro. 

Os empreendedores de pequenos negócios, bem como negócios bairristas, podem até achar que estou falando besteira, pois com o orçamento apertado e o corre, corre do dia, o importante é vender, e vender muito para assim sanar as obrigações do negócio. 

Mas vejamos, se sua marca não impacta no mercado, vender se torna algo muito complicado, se seu produto ou serviço não gera curiosidade, o fechamento de novos contratos se tornará cada vez mais escassos. 

Esse artigo trata justamente de algumas ideias estratégicas para que você, pequeno empreendedor, dono de negócio em seu bairro, possa tirar proveito e também do papel suas ideias e conquistar um novo posicionamento de autoridade em seu mercado. 

Então vamos lá?

           Dez estratégias de Guerrilha para o seu negócio:



  • Estratégia 1: Tenha um plano de Marketing.

Quando os pequenos empresários ouvem falar sobre planos e planejamentos, muitos acabam não valorizando e não dão a devida atenção a isso, mas os planos têm uma grande validade para o mundo Business e você como um empreendedor deve, sim, desenvolver e implementar quanto antes um bom planejamento para o seu negócio com objetivos e metas a serem alcançadas.  

  • Estratégia 2: Pesquisas.

Esse é outro tema que pequenos empresários, não curtem muito e acham que é uma verdadeira perda de tempo. 

Mas enganam-se, pois mediante de pequenas pesquisas que podem ser realizadas juntamente com quem entra em seu estabelecimento e compra de você, as informações cedidas pelos seus clientes tornarão um grande tesouro para o seu negócio. 

Usando de forma correta e bem elaboradas, as informações trarão grandes benefícios para a elaboração de campanhas de marketing para o seu negócio.  

  • Estratégia 3: Marketing Digital.

Pode parecer conotativo, mas o marketing digital é sim uma das maiores estratégias hoje, mas não pensem que estou falando de postagens e cliques em redes sociais, isso ajuda a marca a ser conhecida, sim, mas o verdadeiro trabalho do marketing digital vai muito além disso. 

Assim, recomendo um aprofundamento nos conceitos e técnicas para o melhor proveito e inserção dentro de sua marca.

  • Estratégia 4: Tenha um site.

Isso, na verdade, não deveria nem ser citado como uma estratégia, pois é inaceitável uma marca não ter um site. Mas infelizmente, devido à era das mídias digitais, boatos insanos surgiram inferiorizando o uso dessa ferramenta de extrema utilidade e valor para os negócios. 

A utilização de uma página mesmo que seja apenas para informações sobre você empresario e sobre sua marca faz sentido, ter uma URL com sua marca coloca seu negócio em outro nível, inclusive para a utilização das próximas duas estratégias você irá precisar de um, então corram e providenciem o seu site.

  • Estratégia 5: Tenha um perfil de empresa no Google.

A plataforma GOOGLE é simplesmente o maior vendedor para uma empresa. Não estou falando aqui de que a plataforma irá se tornar um funcionário/vendedor da sua empresa. 

O que eu quis dizer com "o maior vendedor" é que o GOOGLE é simplesmente a maior plataforma mundial de exposição, pesquisas e informações sobre marcas, negócios e tudo mais, assim o seu negócio, sua marca, não pode ficar de fora. 

Tem que estar devidamente inserida na plataforma de forma certa e bem estruturada para gerar visualizações e novos contatos.  

  • Estratégia 6: Tráfego Pago (Google ads, Facebook ads).

Já foi o tempo em que o tráfego orgânico (não tem custo, é aquele em que o visitante chega até suas páginas de forma natural, ou seja, sem clicar em um anúncio) era suficiente para alcançar números expressivos na internet. 

Hoje se você não ter uma estratégia de tráfego pago (tem custo em dinheiro e é aquele que acontece assim que alguém clica em um dos seus anúncios e é direcionado para o seu site), você não conseguirá atingir objetivos mais expressivos no mundo virtual. 

Então, por norma, hoje é praticamente impossível o crescimento de uma marca sem empregar o tráfego pago. 

  • Estratégia 7: Permutas.

"Quem não tem cão, caça com o que tem" Fiz um trocadilho do ditado popular, talvez uns mais conhecidos, mas a mensagem é pura e verdadeira. 

Se você precisa massificar a marca do seu negócio, e por ventura os recursos financeiros estiverem escassos, por que não criar parcerias em forma de permutas? Sim, fazer uma permuta de produtos ou serviços em troca de divulgação da sua marca vale muito a pena, principalmente para os pequenos negócios. 

Fazer permutas com rádios, sites e outros serviços acaba sendo um grande negócio para sua marca. 

  • Estratégia 8: Participação em Feiras e Eventos.

Essa prática não é novidade, mas traz uma enorme contribuição para sua marca. Participe de pequenas feiras e eventos dentro de sua cidade, seu bairro, empregue aí o seu melhor, leve toda a sua publicidade impressa, cartões, folder, filipetas e outros. 

  • Estratégia 9: Gere entretenimento com sua marca.

A expressão "pensar fora da caixa", nunca foi tão bem empregada como nos tempos de hoje. Estou falando para fazer algo que ninguém esteja fazendo. 

Hoje é normal todo mundo falar de expor no Instagram, Facebook, e outras redes sociais, mas se você focar em fazer campanhas de marketing fora da sua zona de conforto, certamente trará benefícios para seu negócio. 

Que tal programar uma ação nas ruas do seu bairro, em um local onde haja uma aglomeração maior de pessoas? 

Que tal presenteá-los com um brinde da sua marca para os frequentadores daquele local?

Fica a dica!

  • Estratégia 10: Patrocínio Esportivo.

Nada vende mais que o esporte, mais precisamente aqui no Brasil, o futebol, então por que não tornar sua marca uma patrocinadora esportiva? 

Que tal patrocinar um uniforme de um time de futebol do seu bairro? 

O futebol amador é um verdadeiro mercado explosivo para vendas, pois movimenta muitas pessoas, dentre eles os jogadores, seus familiares e amigos, tornando um local de muita exposição para marcas. 

Outra dica de ouro para vocês!

Conclusão

Bem, aqui estão as dez estratégias que considero matadoras. São estratégias digitais e tradicionais para serem colocadas em prática quanto antes. No mundo dos negócios, a única coisa que não pode levar adiante é a zona de conforto. 

Experimente colocar em ação essas estratégias, e veja a mágica acontecendo gradualmente em seu negócio.   

Então, mexa-se, não espere a economia melhorar, as ações das bolsas de valores subirem, ou até mesmo mudança de estações. Apenas faça. 

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