O que é ser um Administrador?



    Os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela terrível pandemia que arrasou muitos países pelo mundo, inclusive o nosso Brasil, deixando um cenário de perdas assustadoras incluindo o fechamento de muitas empresas e outras em situações caóticas.

   De forma muito conturbada, nunca se fez tão necessário agora para as empresas um profissional competente com qualidades de um Administrador. Sim, falo isso devido a grande necessidade que os negócios terão para se reestruturarem após COVID-19. 

    Os Administradores são profissionais com capacidade técnica para trilharem novos caminhos aos negócios sejam eles de grandes, médios ou pequenos portes.

    A reinvenção da gestão das empresas devem passar por esses profissionais com novas idéias e práticas para alavancar e reposicionar as marcas no mercado.

Mas afinal, que profissional é esse?


"Segundo o site Wikipédia: Administrador é o profissional que exerce a função de administração em uma empresa ou organização pública ou privada. Academicamente, é o bacharel em  Ciência da Administração.
As funções do Administrador foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. "

"Já o dicionário online de português "Dício", Administrador é àquele que administra, governa, dirige. ou, Indivíduo que gerencia e administra totalmente empresas ou negócios públicos ou particulares.
Aquele que possui um cargo administrativo, sendo responsável pela gestão, chefia ou supervisão de um estabelecimento; gerente.
Indivíduo que se licenciou em administração, tornando-se bacharel."

    Assim expostos algumas teorias, digo que ser Administrador é fazer acontecer, é resolver, é implementar, é criar novos métodos, é testar esses métodos, e assim encontrar as soluções necessárias para antecipar e resolver possíveis problemas das empresas, gerando receita e obtendo lucros.

E o que faz um Administrador?

    Eu particularmente gosto de dizer que o Administrador planeja, depois organiza. Em seguida ele coordena, conduz e lidera equipes para alcançar um objetivo e bater as metas em seu plano de ação, atingindo assim os resultados esperados. 

    Vamos focar um pouco em cada uma dessas etapas para explanar melhor as atividades exercidas por esse profissional. 

  1. Planejar  - elaboração do planejamento com metas e objetivos traçados de forma prática e desburocratizadas para alcançar as metas e propósitos almejados. 
  2. Organizar - esse é o momento em que o Administrador define por onde começar a executar o seu planejamento, aqui ele define o que será feito, como fazer, o porquê de ser feito, como deverá ser feito e por quem será feito. 
  3. Coordenar - é aqui que o Administrador irá controlar a equipe, as tarefas, atividades e eventos para garantir que o planejamento será seguido. 
  4. Conduzir e Liderar - sim, um Administrador deve ser um grande líder para influenciar e persuadir sua equipe para atingir as metas e objetivos do seu planejamento. 


    O Administrador pode atuar em diversos setores econômicos bem como em empresas de diversos tamanhos, como afirmado no início desse artigo e, além disso, ele pode atuar também nos exemplos que seguem: 

  • Auditoria
  • Consultoria
  • Gestão financeira
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão de marketing (que por sinal é uma área que eu gosto de atuar)
  • Administração Hospitalar
  • Planejamento estratégico (outra área que gosto muito)
  • Gestão ambiental
  • Produção
  • Logística
  • Gestão da qualidade
  • Pode atuar inclusive como um perito 
    Enfim, são muitas as áreas em que o profissional administrador pode atuar e fazer a diferença. 

    Muitos pequenos negócios não fazem a gestão com um profissional registrado no Conselho de Administração. A maioria das vezes os donos são os responsáveis pela condução do negócio e assim abrem mão do conhecimento e técnicas desses profissionais. Não há nada de errado no proprietários/empreendedores comandarem seus negócios, mas contar com a colaboração de um profissional Administrador como braço direito da empresa pode encurtar o caminho para o sucesso do negócio. 

      Lógico que o sucesso de um negócio não está apenas ligado em seu corpo de colaboradores, depende também da cultura implantada na empresa. Me lembro do meu primeiro emprego, trabalhei em uma área que não tem haver com a qual atuo hoje, mas servirá o exemplo que darei. 

    Nessa empresa o fator cultural dela era parecido ou igual uma empresa familiar, ou seja, os colaboradores tinham acesso diário aos empreendedores/donos e, caso precisasse de um empréstimo ou solicitasse uma folga ou cobrisse os postos de atendimento, tudo era resolvido de forma que todos ficavam cientes. 

    Antes de solicitar meu desligamento, participei junto com os demais no processo da tentativa de implementação do selo da ISO 9001. Pergunto a vocês: Vocês acreditam que deu certo ou nem saiu do papel essa implementação? 

        Se você respondeu que não saiu do papel, você acertou em cheio. 

     Não saiu do papel porque a cultura que foi implantada na origem das atividades da empresa não permitiu que essa mudança ocorresse. 

        A atitude dos sócios gestores deveria ter sido através da contratação de um Administrador profissional com ao menos 6 meses antes da tentativa de adquirir o selo de qualidade para que esse profissional gerasse as devidas mudanças na empresa, o que causaria reclamações, e lógico, demissões. 

     Mas só assim a  empresa conseguiria implantar não só a ISO 9001, como também outros selos de qualidade poderia inclusive estar competindo no mercado atual, pois poucos anos depois o negócio fechou suas portas. 

    Bem é isso pessoal, deixe o seu comentário para que possamos debater melhor sobre o assunto. Até mais!!! 



Rafael Neves
Administrador de Empresas/Empresário
@adm.rafaelneves



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